Melhoria de Segurança Alimentar, Nutrição, Renda e Subsistência

 

Melhoria de Segurança Alimentar, Nutrição, Renda e Subsistência para os pequenos Agricultores dos distritos de Matutuine, Macate e Sussundenga

Este projeto é implementado pela United Purpose (anteriomente conhecida como Concern Universal) em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Sócio Económico de Matutuine – KUTSEMBA e o governo distrital de Matutuine (Serviços Distritais de Actividades Económicas – SDAE). É financiado pelo Governo Australiano através da Action on Poverty.

O projecto tem como objetivo geral Melhorar a segurança alimentar, nutrição, renda e meios de subsistência para os pequenos agricultores“.

O Projeto possui 03 pilares principais:
I.Aumentando a produtividade da batata e o acesso sustentável a sementes de batata melhoradas produzidas localmente.
II.Aumento da geração de renda através da cadeia de valor e desenvolvimento de negócios.
III.Melhor ligação entre o setor privado, público e de pesquisa

O projecto será implementado no período compreendido entre (1 de julho de 2017 a 31 junho de 2019) irá dar continuidade ao desenvolvimento de uma série de investimentos interligados em toda a cadeia de valor da batata. O projeto que teve início em Junho de 2014 continuará a colocar ênfases no fortalecimento do mecanismo de coordenação sustentável entre os principais interessados ​​(agricultores locais – membros das Associações, governo local – através do SDAE, instituições de pesquisa e aprendizagem como IIAM, UEM, IAIS, sector privado entre outros) usando uma abordagem colaborativa entre o desenvolvimento, ciência e negócios.

Este projeto pretende desenvolver práticas que permitam criar sistemas de mercado para a semente de batata, baseado em uma semente local de alta qualidade, pois acredita que um mercado de semente comercialmente viável é essencial para o fornecimento sustentável a longo prazo. Esta componente incluirá actividades como: (i)suporte contínuo à multiplicação / produção de sementes até a estabilização do sistema de semente; (ii)acompanhamento do processo de obtenção do certificado de qualidadenecessário para a comercialização (iii)fortalecimento contínuo através de treinamento / suporte contínuopara 14 associações alvo na produção de batata e de batata semente(Gestão Integrada de Fertilidade do Solo, rotações de culturas, intercalação com feijão que ajudam a mitigar a degradação do solo e a destruição bacteriana, controle de doenças, etc.) e (iv)aquisição e distribuição de insumos agrícolas.

Oportunidades e Desafios

No cenário actual, todas as actividades que promovem a segurança alimentar e o aumento das rendas para a população rural estão se tornando cada vez mais importantes. A batata é uma cultura que esta altamente classificada no âmbito do Plano Moçambicano de Investimento para o Sector Agrário (PNISA). O PNISA dá prioridade à produção de alimentos e culturas comerciais e incentiva a produção de batata, atendendo ao crescente consumo em áreas urbanas e periurbanas. A política de Segurança Alimentar reflete a necessidade de diversificação de culturas. O IIAM, o Instituto de Investigação Agrária de Moçambicano (parceiro do Projeto) tem em curso um programa de pesquisa de batata. As condições para a produção de batata nos distritos alvo do projeto – Matutuine, Macate e Sussundenga são muito favoráveis. Existe uma disposição observada para usar a nova tecnologia (ISFM – gestão integrada da fertilidade do solo e uso de fertilizantes orgânicos) e semente melhorada devido ao impacto imediato sobre a segurança alimentar e os meios de subsistência dos agregados familiares. Em termos do contexto económico, o aumento inicial da produção será utilizado pelos próprios agregados familiares agrícolas, enquanto as batatas excedentes serão comercializadas nos mercados locais da aldeia e / ou transportados para cidades maiores.

Na área alvo, há uma experiência sólida na produção de batata e uma forte demanda por sementes de batata da comunidade local.Nesta fase de implementação teremos a oportunidade de:

  • Concentrar-se no processo de produção de sementes, uma vez que a fase piloto iniciada em 2015 mostrou resultados e possibilidades de continuação.
  • Promover a aprendizagem e o compartilhamento de coligações e reuniões de aprendizado e visitas conjuntas.
  • Realizar intercâmbios e trocas experiências entre equipas de implementação de projetos em diferentes países (Zimbábwe/Etiópia)

Resultados esperados

Resultado esperado 1: aumento da produtividade de batata e acesso sustentável a sementes de batata melhoradas produzidas localmente, através de:

  • Apoio ao sistema local de produção de sementes
  • Compra e distribuição de insumos agrícolas

Resultado esperado 2:Aumento da geração de renda através da cadeia de valor e desenvolvimento de negócios, através de:

  • Treinamento dos agricultores no pacote de produção (ISFM, rotações, intercalação, controle de doenças etc.)
  • Estabelecimento de links entre empresas locais e associações alvo do projecto;
  • Treinamento de associações locais no pacote de marketing coletivo (elaboração de plano de negócios, gênero, liderança etc.)

Resultado esperado 3:melhorado o vinculo entre o sector privado, público e pesquisa, através de:

  • Apoio na realização de reuniões da coalizão nacional de batata
  • Realização de visitas de campo conjuntas
  • Lobby para maior inclusão da cultura de batata em planos nacionais

Abordagem de Implementação

Actualmente o projeto está a trabalhar com 14 Associações de 03 distritos (Matutuine, Macate e Sussundenga) e fortaleceu o mecanismo de coordenação sustentável entre os principais interessados ​​(Agricultores locais – membros das Associações, governo local – através dos serviços distritais de actividades econômicas do distrito de Matutuine, Macate e Sussundenga, instituições de pesquisa e aprendizagem, sector privado entre outros) usando uma abordagem colaborativa entre desenvolvimento, ciência e negócios.

Estratégia de sustentabilidade

Para garantir a eficácia e a sustentabilidade, o projeto está usando o Desenvolvimento da Cadeia de Valor como uma estratégia para garantir que o projeto permaneça competitivo e relevante para que ele seja viável a longo prazo. As cadeias de valor visadas são tanto a batata Reno e batata-doce de polpa alaranjada, que são de grande importância económica, têm oportunidades de mercado e melhoram a segurança alimentar e a nutrição. Ademais existe um grande potencial para gerar empregos e aumentar significativamente os rendimentos nas cadeias de valor de batata Reno e batata-doce de polpa alaranjada à medida que a produção agrícola cresce ao longo do tempo.

Áreas transversais:

O projeto possui uma estratégia pró-pobreza, pois as comunidades-alvo são muito vulneráveis. As mulheres são o principal grupo-alvo do projeto, uma vez que as mulheres são, em todos os sentidos, mais vulneráveis a insegurança alimentar e nutricional e à exclusão do mercado e precisam de capacitação, estrutura socioeconómica e meios de subsistência mais resilientes.

 

Leave your thought here