publicação

Boletim Informativo nr. 1 – BBTE

O projecto integrado “Aumento da capacidade dos agricultores de pequena escala e associações de camponeses para se envolverem na produção agrícola sustentável e nos sistemas de marketing nas províncias de Sofala e Manica, ao longo do corredor da Beira”, sob a liderança da Concern Universal, promove um conjunto de acções estratégicas, que visam operacionalizar três dimensões importantes do ciclo: produção de culturas alimentares, comercialização e capacitação institucional. O projecto preconiza que os agricultores de pequena escala, a curto e médio prazo, tenham acesso, a sementes de boa qualidade, a preços acessíveis, graças aos subsídios dados aos produtores de sementes, o que faz com que as sementes cheguem aos produtores agrícolas de pequena escala a um preço perfeitamente suportável por estes.

Sob o lema “Tornar a agricultura de pequena escala rentável e sustentável “ foi produzido o primeiro boletim informativo – referente ao projecto, onde são abordados varios assuntos em volta do projecto como abordagem, grupo alvo entre outros.

Este projecto está a ser implementado pela Concern Universal, em parceria com a KULIMA, IDEAA, AGRIMERC -ODS, OCODEMA, KIXIQUILA Pesquisa & Consultoria, DENGO COMERCIAL, LDA, ODC e SEMENTES NZARA YAPERA e é financiado pela Aliança para a Revolução Verde em África (AGRA). Trata-se de um consórcio/projecto singular, na área da agricultura do sector familiar, uma vez que tem como premissa maior tornar as associações de agricultores do sector familiar sustentáveis, ou seja, quando o projecto terminar, as associações estarão fortalecidas e aptas a “caminhar com os próprios pés”. Para o efeito, o projecto está a implementar uma intervenção baseada em iniciativas pré-existentes, com vista a aumentar a capacidade destas organizações se relacionarem de forma eficaz com mercados de insumos e mercados externos muito competitivos.

link: Boletim_Informativo_2012_BBTE_n1_Novembro2013_pt

Leave your thought here