Lançamento do programa MUNISAM
Munisam

Lançamento do programa MUNISAM

No âmbito da implementação do Programa Municipal de Monitoria de Responsabilização Social (MuniSAM) no dia 15 de Fevereiro de 2012 foi assinado o contrato de financiamento entre a Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação e a Concern Universal.

O programa MuniSAM introduziu uma abordagem integrada e estratégica para promoção de governação socialmente responsável ao nível municipal em Moçambique. O Programa visa fortalecer capacidades de ambos lados, de demanda e de oferta (de lado de governo assim como de lado de grupos cívicos), necessárias para governação municipal socialmente responsável.
Este programa foi lançado oficialmente no dia 20 de Março de 2012 pelo Governo Provincial do Niassa diante de um pódio composto pelo substituto do Presidente do Conselho Municipal de Lichinga, da Representante da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (SDC), do Director do Programa MuniSAM, da Representante da Concern Universal, do substituto do Secretário Permanente Provincial na pessoa do Director Provincial de Plano e Finanças.

Vários discursos foram feitos em torno das estratégias de desenvolvimento com ênfase para as políticas públicas e a vontade e abertura do Governo Moçambicano em facilitar a participação da sociedade civil nos processos de desenvolvimento. O momento mais sublime foi o discurso feito pelo Representante do Governo Provincial que assumiu o compromisso de ver este programa ser implementado na Província do Niassa nos seus dois municípios (Cuamba e Metangula).

Estiveram presentes membros do governo provincial, substitutos dos presidentes dos conselhos municipais de Metangula e de Cuamba, os presidentes das assembleias municipais de Cuamba e de Metangula, o presidente da Assembleia provincial. Para além das organizações parceiras da Concern Universal Moçambique com destaque para a associação ACAMO, UCA e KWIMUKA estiveram também presentes, representantes de grupos cívicos e membros das OSCs desses municípios bem como os representantes dos Médias.

Leave your thought here